A Revista MELP

 

A Revista MELP traz produções de alunos do curso de Licenciatura da Faculdade de Educação da USP, elaboradas no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. São, em geral, artigos decorrentes dos estágios, bem como propostas e/ou sequências didáticas para a sala de aula da escola básica.

Discutir o estágio de ensino nos cursos de licenciatura sob a ótica do aluno é um viés produtivo no sentido de problematizar as questões práticas trazidas à faculdade, dando uma nova dimensão a esse momento da graduação. Ao sistematizar o olhar do aluno em momento de estágio, a Revista MELP traz importantes reflexões para aqueles que, de uma forma ou de outra, estão envolvidos com a prática ou metodologia do ensino de Língua Portuguesa. Escrever sobre o estágio (do diário de campo ao artigo, passando pela importante fase do relatório) é oportunidade para que o aluno possa refletir sobre a sua atuação como estagiário, não só falando do outro, ou seja, do professor, mas sobretudo de si, comprometido com o outro, com o que vê do outro e com o que vê de si espelhado no outro.

Em uma outra vertente, textual, as necessidades que os estagiários identificaram nas escolas, associadas a interesses deles por determinados temas (frutos de discussão no grupo de trabalho), vão constituir um texto propositivo – propostas, sequências didáticas, projetos – que, sob a orientação do professor de MELP, mostra-se igualmente como uma possibilidade dessa reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa, ao buscar colocar em prática os pressupostos teóricos e metodológicos mobilizados pela disciplina.

A coordenação da revista é compartilhada entre os professores de MELP, que, cada um a sua vez, organizam uma equipe formada por alunos da licenciatura e/ou da pós-graduação. Essa equipe é responsável pela seleção, edição e revisão dos textos de cada número, bem como pela atualização da revista que, desde o segundo número, passou a ser exclusivamente eletrônica.

 

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