Número 3 - Apresentação

 

O presente número da revista traz novos artigos resultantes das experiências de estágio para as disciplinas Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa I e II, da Faculdade de Educação da USP.

O objetivo da publicação é suscitar reflexões em torno do ensino da Língua Portuguesa e mostrar que a atividade de estágio, composto por horas de observação de aulas e horas de regência, é uma oportunidade que o graduando/ licenciando em Letras tem para fazer pesquisa científica nas instituições escolares, além de, obviamente, iniciar sua atuação docente.

Assim, os artigos que compõem esta edição abordam diferentes temáticas sobre o ensino e a aprendizagem da língua, desenvolvidas a partir da coleta de dados de linguagem no contexto de sala de aula dos ciclos Fundamental e Médio. Conforme é bastante explorado no artigo de Valdir Barzotto e Daniela Eufrásio, que encerra este volume, O relatório de estágio como manifestação do perfil profissional em Letras, o estagiário deve observar o cotidiano escolar para, em seu relatório, analisar os fatos encontrados de modo a mobilizar os conhecimentos adquiridos durante sua formação acadêmica, unindo, portanto, teoria à prática.

Longe de serem soluções para os problemas encontrados no ensino de Português e na educação pública brasileira, os textos aqui presentes ilustram aspectos relevantes para observação e possibilidades de intervenção nas aulas que tiveram resultados positivos em seus contextos de aplicação. Cumpre-se, desse modo, o propósito da revista de servir de veículo para divulgar as experiências de estágio e estimular a reflexão sobre o assunto.

Neste número também publicamos um artigo elaborado a partir da experiência do Projeto “Ler e Escrever – Toda Força ao Primeiro Ano do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental I”, que também foi exposto, por meio de outros textos, na edição 2 da MELP.

Por fim, gostaríamos de agradecer aos autores pelo empenho e pela disposição em fazer parte deste volume e fazemos votos de que ele supra as necessidades do leitor que procura visualizar o cenário atual do ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas e de que forneça boas reflexões e propostas de aplicação da disciplina na sala de aula.

Comitê editorial

   

Ler 5529 vezes

Deixe um comentário

Verifique se você digitou as informações (*) requerido onde indicado.
Basic código HTML é permitido.