Número 2 - Apresentação

 

"Porque há para todos nós um problema sério. Este problema é o do medo."
(Antonio Candido, Plataforma de uma geração)

 

A Revista MELP é uma publicação que reúne artigos elaborados a partir da experiência de pesquisa nos estágios da disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa I e II.

No estágio, o aluno de Letras deve cumprir um período de observação e um período de regência. Naquele ele faz anotações sobre as aulas, sobre os métodos do professor, sobre a relação dentro da sala; já nesta, deve intervir no processo de aprendizagem, assumindo a condição de professor e desenvolvendo atividades com os alunos anteriormente observados.

A revista se coloca então, como um meio de divulgar tais experiências, de modo a contribuir para a reflexão da formação do aluno de Letras e, para a reflexão do processo ensino-aprendizagem, publicizando trabalhos que antes seriam potenciais acumuladores de poeira.

Além destas possibilidades mais nobres, o aluno de graduação tem a oportunidade de publicar um artigo na e sobre a graduação. Experiência que o coloca diante de situações-chave para sua formação: elaboração de texto científico, resgate de reflexões já passadas, exposição de suas idéias, políticas de publicações etc.

Procuramos ver nos textos selecionados (e priorizar na seleção) o que entendemos como sendo o caráter do processo de aprendizagem e, qual postura deva ter o futuro e o atual professor. Sendo assim, é possível encontrar nesta publicação textos que tratam da potencialização de mudanças sociais as quais atravessam o indivíduo numa fase de extrema importância em sua vida: a escola.

Os textos escolhidos têm um movimento similar, ao passo que relatam experiências positivas na escola, procuram propor alternativas 'as experiências negativas. Nada inovador tal processo, no entanto este óbvio (elementar) muitas vezes nos escapa, ora porque se dilui nas queixas, ora é abafado pelas condições precárias de trabalho e de formação profissional.

Comitê editorial

  

Ler 6015 vezes

Deixe um comentário

Verifique se você digitou as informações (*) requerido onde indicado.
Basic código HTML é permitido.